quinta, 28 de março de 2019 - 16:29h
Amapá propõe inclusão do Programa Tesouro Verde no Consórcio Interestadual da Amazônia
Proposta é para que os estados membros consorciados, também dividam a receita do programa. Só o AP tem R$ 13,2 bilhões em créditos florestais.
Por: EDUARDO
Foto: Elder de Abreu
Programa Tesouro Verde foi apresentado pelo secretário de Planejamento do Amapá, Eduardo Tavares, na Câmara do Consórcio

O Amapá quer compartilhar com os estados membros do Bloco Amazônico, uma nova fonte de arrecadação de recursos, criada pelo governo amapaense para amenizar os impactos da crise econômica e a constante frustração do Fundo de Participação dos Estados (FPE), comum aos estados da Amazônia Legal. Essa fonte é proposta do Programa Tesouro Verde, lançado em 2018, que visa a arrecadação através de créditos de florestas negociados no mercado financeiro.

O programa foi apresentado nesta quinta-feira, 28, pelo secretário de Planejamento do Amapá, Eduardo Tavares, na Câmara Setorial do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável – reunião técnica que antecede o encontro dos chefes dos Executivos no 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, confirmado para esta sexta-feira, 29, em Macapá. Além do 17º Fórum de Governadores, o Tesouro Verde também foi apresentado em países como Estados Unidos, Alemanha, França, Noruega e Rússia.

De acordo com Tavares, a proposta do governo amapaense é para que os estados membros consorciados, também dividam a receita do Tesouro Verde. Atualmente, o Amapá tem em seu inventário patrimonial 170 milhões de créditos florestais, estimados em R$ 13,2 bilhões, aproximadamente, graças a preservação de 93% de sua cobertura vegetal nativa intacta.

“Basicamente, com a entrada de mais estados no Programa, esses créditos e essa potencial arrecadação aumentariam mais ainda, e todos os estados ganhariam. O ativo ambiental, especialmente florestal, de cada estado, passaria a compor o fundo do programa e as vantagens seriam para todos”, analisou o secretário de Planejamento do Amapá.

Click aqui e saiba mais!

ANEXOS
NOME DO ARQUIVO
Carta de Macapá - Fórum dos Governadores Baixar
COMO CHEGAR

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

TESOURO VERDE - Programa voltado para o desenvolvimento econômico sustentável no Estado do Amapá
Av. Fab - Central, Macapá - AP, 68906-907 - (96) 3212-8347 -